4 dicas para homens de cabelo crespo




É muito comum ouvirmos que cabelo crespo é ‘cabelo ruim’ e, na verdade, é uma grande mentira. Isso não é uma questão de auto-ajuda para aqueles que herdaram a genética dos cabelos crespos, mas uma afirmação de que a distância entre cabelo saudável e cabelo ruim existe para todos os tipos.



O fator cultural é muito forte quando se fala de beleza. O homem caucasiano, alto, forte, loiro e de olhos azuis é uma imagem bem enraizada na mente das pessoas, inclusive dos brasileiros. A busca pela beleza nórdica nos leva a fazer loucuras e o cabelo é sempre o primeiro a sofrer as consequências por sua facilidade de manejo.

Assim como existem cabelos lisos e saudáveis, existem cabelos lisos e ‘ruins’. O mesmo fato é verdadeiro para os cabelos crespos e separamos 4 dicas para os homens que querem começar a cuidar melhor dos fios rebeldes:

1 - Hidratação

Não por acaso esta é a dica número um. A estrutura do fio crespo dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo seja distribuída até as pontas deixando assim o cabelo seco. Por isso, é preciso hidratar os fios com frequência semanal e o processo pode ser feito em casa com a máscara que você preferir. Existem diferentes produtos no mercado e vale a pena procurar por uma máscara de hidratação que ofereça hidratação profunda para cabelos secos. Procure fazer um hidratação mensal no salão de beleza para garantir o cuidado profissional e aproveite para ganhar dicas de como manter seu cabelo crespo saudável por mais tempo. Para quem tem vergonha de ir ao cabeleireiro fazer hidratação a melhor dica é: Não tenha vergonha e marque logo um horário!

2 - Cuidados no banho

A água muito quente resseca ainda mais os fios, então prefira lavar o cabelo com água morna.

Durante a lavagem certifique-se de massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos para auxiliar as glândulas sebáceas na produção da oleosidade natural. O condicionador é um produto indispensável e tenha certeza de que retirou todo o produto no enxágue, não importa o quão macio seu cabelo pareça com os resquícios do produto.


O acúmulo de condicionador no couro cabeludo dificulta a distribuição de oleosidade e até mesmo o respiro dos poros. A secagem pode ser feita normalmente, mas evite esfregar a toalha, pois isso pode agregar mais frizz aos fios. Apenas pressione a toalha até que ela absorva a umidade. Se for pentear, escolha fazer isso com o cabelo ainda úmido usando um pente largo de madeira.

3 - O produto certo na hora certa

Homens de cabelo crespo muitas vezes optam por comprar um creme para pentear genérico. Ter o produto certo na hora certa é fundamental para cabelos bem cuidados. Por isso, procure produtos destinados ao seu tipo de cabelo (crespo, seco, normal, cacheado,…) ou exclusivamente voltados à hidratação dos fios. O comentado óleo de Argan funciona muito bem nos cabelos masculinos, assim como silicone e outros produtos para cabelos mais secos.

+ Modeladores e finalizadores: Qual a diferença entre cada produto?

4 - Tesoura dentada

Há alguns anos fui ao cabeleireiro e pedi que fosse tirado o volume com a tesoura dentada. A cabeleireira parou no mesmo momento e disse com certa perplexidade: ‘Você não me falou que queria um black power’.



A tesoura dentada não funciona para todos os tipos de cabelo, muito menos a depender da estrutura dos seus fios. E o que seria a retirada do volume iria adicionar um frizz sem igual e indomável pelas próximas semanas. A melhor solução é conversar com o seu cabeleireiro e ver qual a melhor saída. A minha, por exemplo, é texturizar. Parece um grande processo, mas nada mais é do que cortar com alguns fios menores que outros com a tesoura normal. Isso garante mais leveza para quem, além de fios crespos, tem cabelo cacheado. O mesmo acontece com o repicado da navalha nas pontas. Para se ter uma ideia do resultado basta imaginar cortar tanto com a tesoura dentada, como com a navalha no cabelo seco. Não parece muito tentador, certo?

Dica bônus: Tenha paciência!

Os efeitos podem ser sentidos logo no início, mas não é de um dia para o outro que o seu cabelo se tornará perfeitamente hidratado e macio. Tenha paciência! Se permita experimentar produtos e comparar os resultados. Não existe um produto 100% funcional ou algo que sirva perfeitamente para todos os cabelos. Você precisará gastar 2 minutos por semana para avaliar qual poderá ser o mais adequado. E pouco dinheiro não é sinônimo de falta de cuidado. Existem mil possibilidades de produtos baratos que você encontra facilmente no supermercado e eles podem te oferecer resultados fantásticos. E não acredite em toda fotografia. Photoshop está aí para nos fazer desejar certos cortes e cabelos, mas a vida real não funciona da mesma forma.

Cabelo saudável é para todos!

CRÉDITO: TREND COFFEE

Facebook Twitter RSS