Aprendendo a Combinar Cores: O Círculo Cromático



Todo homem parece ter uma certa incapacidade nata de combinar cores, existem algumas exceções, é verdade, mas nada que chegue a virar estatística. A solução para este mal é simples desde que você consiga dedicar alguns minutos de sua vida para entender o círculo cromático e algumas das maneiras de se criar harmonia entre as cores.

O que é o Circulo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.


Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e terciárias separadas, assim como a escala de tons da cada uma delas, mas vamos nos concentrar nas versão mais simples por enquanto.

No triângulo do centro temos as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) que geram as cores secundárias (roxo, verde e laranja). Nos círculo externo temos todas as cores, inclusive as terciárias geradas da mistura das primárias com as secundárias.

Para que serve

Conhecer o círculo cromático e ter um sempre a mão pode te ajudar a criar combinações de cores incríveis que muitas vezes você nem sonhava fazer, ele é usado por artistas plásticos, estilistas, consultores de estilo e mais uma infinidade de profissionais para conseguir uma harmonia de cores perfeita, facilitando, e muito, seu trabalho.

Como usar

Vamos dar algumas noções básicas neste post, mas nos aprofundaremos  no assunto em artigos futuros, pois o tema dá muito pano pra manga!

Harmonia monocromática

É o “tom sur tom” (tom sobre tom) que já foi explicado nesta postagem aqui, ou seja, a combinação de roupas feita com uma mesma cor em diversos tons diferentes. Este tipo de recurso é amado para aqueles que desejam alongar sua silhueta, pois as matizes similares dão uma uniformidade no visual que fazem parecer mais alto e, dependendo da cor, mais magro.



Combinações com cores análogas

Escolha uma cor no circulo cromático, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são as análogas dessa cor e, apesar de pouco contrastantes, rendem uma combinação um pouco mais interessante que a monocromática. Geralmente usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram nos detalhes.

Combinações com cores complementares

É o que ocorre quando tomamos cores que estão em lados opostos do círculo cromático como o azul e o laranja, por exemplo. Este tipo de mistura tem alto contraste com resultados interessantes e, ao mesmo tempo, ousados.

Combinações em tríade

Acontecem quando optamos por 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático, criando um mix de cores vibrantes como verde, violeta e laranja, mas novamente escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes.

Estas são apenas algumas opções de coordenação de cores em roupas onde o círculo cromático pode te ajudar, falaremos destas e de outras formas de utilizar esta ferramenta futuramente e com exemplos mais ilustrativos, aguarde!

CRÉDITO: CANAL MASCULINO

Facebook Twitter RSS